Vénus poderá albergar vida!

2002-09-27

Imagem de Vénus obtida pela sonda Galileo em Fevereiro de 1990 onde se distinguem facilmente as nuvens de ácido sulfúrico. Crédito: Galileo Project, JPL, NASA.
Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
é habitualmente apontado como um dos planetas
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
onde a vida, tal como a conhecemos, não é possível devido à sua superfície infernalmente quente e ácida. Mas as condições existentes na atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
, a uma altitude de aproximadamente 50 quilómetros, são relativamente hospitaleiras: a temperatura ronda os 70º C, com uma pressão de cerca de 1 atmosfera. Apesar de as nuvens serem muito ácidas, esta região contém a maior concentração de gotas de água da atmosfera venusiana.

A fim de procurar hipotéticos sinais de vida, uma equipa de investigadores da Universidade do Texas (EUA) reanalisou os dados obtidos pelas sondas Venera
Venera (URSS)
As sondas Venera fizeram parte de um conjunto de missões da ex-União Soviética concebidas para efectuar passagens próximas, orbitar e pousar em Vénus. As missões Venera, num total de 16, foram extremamente bem sucedidas, e a elas se devem as primeiras imagens da superfície de Vénus.
(Rússia), Pioneer e Magalhães (EUA). Notaram, então, alguns aspectos peculiares relativos à composição química da atmosfera de Vénus. A radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
solar e os relâmpagos deveriam produzir grandes quantidades de monóxido de carbono na atmosfera do planeta, mas, pelo contrário, existe muito pouca quantidade deste gás, como se algo o estivesse a remover. Encontraram, também, sulfito de hidrogénio e dióxido de enxofre. Dado que estes dois gases reagem mutuamente, em condições normais nunca são encontrados juntos, a não ser que algo os esteja a produzir.

Ainda mais misteriosa é a presença de sulfito carbonil. Este gás é tão difícil de produzir inorganicamente que, por vezes, é mesmo considerado um indicador claro de actividade biológica. É possível que existam formas não biológicas de produzir o sulfito de hidrogénio, ou o sulfito carbonil, que nós desconhecemos, mas ambas as reacções necessitam de catalisadores para se processarem eficientemente. Na Terra, os catalisadores mais eficientes são os micróbios.

Esta equipa de investigadores acredita que possam existir microorganismos nas nuvens de Vénus que combinam o dióxido de enxofre com monóxido de carbono e, possivelmente, com hidrogénio, para produzir sulfito de hidrogénio ou sulfito carbonil, num metabolismo similar àquele que terá ocorrido em microorganismos na Terra, aquando do aparecimento da vida. Os cientistas sugerem ainda que os microorganismos poderiam estar a utilizar a radiação ultravioleta
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
proveniente do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
como fonte de energia, o que poderia explicar a presença de manchas escuras nas imagens do planeta obtidas em ultravioleta.

Esta hipótese não é, de modo algum, pacífica. Há quem defenda que, para a existência de vida, é necessário um determinado volume de água, e não apenas gotículas de água. No entanto, também é verdade que existem evidências químicas que parecem indicar que Vénus terá sido, em determinada fase da sua evolução, mais frio e que, por isso, possa ter possuído oceanos. A vida poderá ter-se iniciado aí e, posteriormente, ter-se retirado para nichos mais estáveis, quando se iniciou o processo que levou ao actual estado de permanente efeito de estufa no planeta.

A missão Venus Express, da Agência Espacial Europeia
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
(ESA), que irá investigar a atmosfera do planeta, está prevista para ser lançada em 2005. Entretanto, a Agência Espacial Sueca busca parceiros internacionais para desenvolver a sua ideia de uma missão que deverá trazer para a Terra uma amostra da atmosfera de Vénus. Esta missão deverá ocorrer no virar da década. Ou seja, talvez só daqui a uns quantos anos possa ser possível esclarecer esta hipótese avançada pelos investigadores da Universidade do Texas.

Fonte da notícia: http://www.newscientist.com