Descoberta polarização da radiação cósmica de fundo

2002-09-26

Mapa de intensidade e polarização da radiação cósmica de fundo obtido com o radiotelescópio DASI. As pequenas variações da temperatura na radiação cósmica de fundo são mostradas em falsa cor (amarelo=quente e vermelho=frio). A polarização em cada ponto deste mapa está indicada por um segmento de linha a negro. O comprimento de cada segmento indica o maior ou menor grau de polarização e a orientação de cada segmento indica a direcção segundo a qual a radiação está polarizada. O tamanho do círculo branco no canto inferior esquerdo indica aproximadamente a resolução angular das observações realizadas com o DASI. Crédito: DASI.
No passado dia 19 de Setembro, cientistas da Universidade de Chicago anunciaram a descoberta de que a radiação
cósmica de fundo é polarizada. Utilizando o radiointerferómetro Degree Angular Scale Interferometer (DASI) colocado na estação Amundsen-Scott, situada no pólo Sul, estes cientistas mediram uma polarização diminuta na radiação cósmica de fundo, a radiação fóssil do Big Bang (isto é, a radiação que resultou do arrefecimento da sopa de matéria quente e radiação que existiu nos primeiros 300 mil anos após o Big Bang).

Em geral, a radiação não é polarizada. Isto significa que as várias componentes (ou ondas) que compõem um feixe de luz oscilam aleatoriamente segundo planos diferentes. Contudo, a luz torna-se polarizada sempre que sofre reflexão ou dispersão. Este princípio está por trás do uso de objectos bem conhecidos como os filtros polarizadores das máquinas fotográficas. Tais filtros são transparentes apenas àquelas ondas que oscilam num mesmo plano, sendo as restantes bloqueadas.

Esta descoberta vem no seguimento de uma descoberta anterior com o DASI, pela mesma equipe de investigadores. No ano passado, foi possível medir com precisão diferenças de temperatura na radiação cósmica de fundo. O sinal de polarização agora medido (ver figura) é cerca de 10 vezes mais fraco que as diferenças de temperatura. Foram necessários mais de 200 dias de observação continuada para que a polarização fosse detectada.

De acordo com a teoria actual (que prevê que a radiação de fundo seja polarizada), a polarização da radiação cósmica de fundo foi produzida quando a luz interagiu pela última vez com a matéria, no Universo primordial há cerca de 14 mil milhões de anos. Esta polarização constitui uma assinatura de um Universo jovem, quando este teria apenas cerca de 300 mil anos, numa altura em que matéria e radiação começavam a separar-se. O que faz da polarização uma ferramenta tão crucial é o facto de permitir medir de forma muito directa a dinâmica do Universo primordial. Enquanto que o mapa de diferenças de temperatura na radiação cósmica de fundo (ver figura) revela regiões de matéria "congeladas" no tempo quando o Universo era ainda muito jovem, a polarização da luz permite analisar como este efectivamente se movia.

Esta descoberta abre uma nova era no âmbito de estudos sobre a radiação cósmica de fundo. Nos próximos anos, os cientistas tentarão usar detecções progressivamente mais sensíveis da polarização desta radiação para medir ondas gravitacionais-uma forma de radiação prevista pela Teoria da Relatividade Geral
Teoria da Relatividade Geral
A Teoria da Relatividade Geral foi formulada por Albert Einstein em 1916 como expansão da Teoria da Relatividade Restrita (formulada em 1905) de forma a incluir o efeito da gravitação no espaço-tempo. Esta teoria propõe que o espaço-tempo é uma estrutura quadri-dimensional cuja curvatura é determinada pela presença de matéria. Neste sentido, a gravitação manifesta-se como curvatura do espaço-tempo, e não como uma força entre duas massas.
e que corresponde a "rugas no tecido" do espaço-tempo
espaço-tempo
O espaço-tempo é um conceito único introduzido por Albert Einstein no âmbito da Teoria da Relatividade Geral, que reconhece a união do espaço e do tempo.

Fonte da notícia: http://www-news.uchicago.edu/releases/02/020918.carlstrom.shtml