Portugal vai ter um Centro de Especialização em Língua Portuguesa de Astronomia para o Desenvolvimento

2015-08-15

Novos Centros de coordenação criados pelo OAD. Crédito: IAU/F. Char.
Promovendo a astronomia como uma ferramenta para o desenvolvimento em regiões e línguas específicas, o OAD - Office of Astronomy for Development (programa de Astronomia para o Desenvolvimento) - da União Astronómica Internacional
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
(IAU) criou um Centro de Especialização em Língua Portuguesa (LOAD), que irá ficar a cargo do Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO), em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, em Portugal. Este é um dos novos centros de coordenação anunciados a 13 de agosto de 2015, na Assembleia Geral da IAU, em Honolulu, Havai.

Os cinco novos centros irão ter duas funções importantes: os Centros Regionais irão coordenar atividades de astronomia-para-o-desenvolvimento em países de uma determinada região geográfica; os Centros de Especialização de Línguas irão lidar com todos os aspetos relacionados com uma língua e/ou cultura específica. Cada um destes centros ficará a cargo de uma instituição local ou de um consórcio de institutos apoiados por vários parceiros na região.

"O centro que é agora criado em Portugal será o primeiro dos centros de coordenação regionais do OAD a dedicar-se exclusivamente a uma determinada língua. As regiões de língua portuguesa representam uma importante comunidade global com fortes ligações através de diversas fronteiras – o LOAD irá tirar partido deste facto a fim de pôr em prática os objetivos da astronomia-para-o-desenvolvimento", disse Kevin Govender, diretor do OAD.

Rosa Doran, a presidente do NUCLIO, acrescentou: "O LOAD será essencial para construir pontes entre as diversas partes interessadas nos diferentes países membros. Os membros já empenhados estão confiantes de que esta será uma forte parceria que irá abrir muitas oportunidades para os países membros e também um local privilegiado para o intercâmbio de boas práticas. O NUCLIO será o primeiro coordenador e esperamos conseguir definir vias eficazes para ajudar a fortalecer a comunicação entre os países e servir de exemplo para outras iniciativas semelhantes no futuro."

Juntamente com os centros já existentes - o Centro Regional do Leste Asiático e o Centro de Especialização em chinês, na China; o Centro Regional do Sudeste Asiático, na Tailândia, o Centro Regional do Leste Africano, na Etiópia; e o Centro Regional Sul Africano, na Zâmbia - o OAD dispõe agora de uma rede de oito centros regionais e três centros de línguas, procurando trabalhar de acordo com o plano estratégico decenal da IAU - que visa o cumprimento dos benefícios sociais da astronomia.

Fontes da notícia: http://www.iau.org/news/pressreleases/detail/iau1512/ e