Estranhas estrias avermelhadas em forma de arco marcam a superfície de Tétis

2015-07-30

Estranhas estrias avermelhadas em forma de arco cortam a superfície de Tétis, uma das luas de Saturno, rica em gelo. As estrias vermelhas são linhas estreitas e curvas na superfície da lua, com apenas alguns quilómetros de largura, mas várias centenas de comprimento. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute.
Foram detetadas inexplicáveis estrias avermelhadas em forma de arco, semelhantes a grafítis, na superfície gelada de Tétis, uma das luas de Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
, em imagens de cor obtidas pela sonda Cassini
Cassini-Huygens (NASA/ESA)
A missão Cassini-Huygens é uma missão conjunta da NASA e da ESA dedicada a Saturno que foi lançada no dia 13 de Outubro de 1997. Esta missão é composta por duas sondas: a sonda Cassini cujo objectivo principal é o estudo de Saturno, da sua atmosfera e do seu campo magnético, e a sonda Huygens cujo objectivo é o estudo da atmosfera do maior satélite de Saturno, Titã. O ponto alto desta missão será sem dúvida o pouso da sonda Huygens na superfície de Titã.
da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
.

Os arcos vermelhos (linhas curvas e estreitas) descobertos na superfície da lua já são considerados as mais singulares características de cor reveladas pelas câmaras da Cassini nas luas de Saturno.

Foram combinadas imagens obtidas com filtros espectrais claros, verdes, infravermelhos
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
e ultravioletas
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
para destacar, em comprimentos de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
não visíveis para o olho humano, as pequenas diferenças de cor em toda a superfície da lua gelada.

Alguns dos arcos vermelhos veem-se, embora muito fracos, em observações realizadas no início da missão Cassini, que está a orbitar Saturno desde 2004. Mas as imagens a cores desta observação, obtidas em abril de 2015, são as primeiras a mostrar grandes áreas a norte de Tétis com a luz e as condições de observação necessárias para se verem distintamente os arcos. À medida que o sistema de Saturno foi entrando no verão do hemisfério norte, ao longo dos últimos anos, as latitudes a norte foram ficando cada vez mais bem iluminadas. Como resultado, os arcos tornaram-se, pela primeira vez, bem visíveis.

"Os arcos vermelhos evidenciaram-se quando vimos as novas imagens", disse o cientista da Cassini Paul Schenk, do Instituto Lunar e Planetário em Houston. "A extensão destas características é surpreendente."

Para os cientistas da Cassini, a origem dos arcos e a sua cor avermelhada é ainda um mistério. Estão a ser estudadas possibilidades que incluem a hipótese de o material avermelhado ser gelo exposto com impurezas químicas, ou então ser o resultado da liberação de gases do interior de Tétis. Pode também estar associado a outras características, como fraturas abaixo da resolução das imagens disponíveis.

Com exceção de algumas pequenas crateras na lua Dione, as características de cor vermelha são raras nas outras luas de Saturno. No entanto, há muitas características avermelhadas sobre a superfície jovem, em termos geológicos, de Europa, uma da luas de Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
.

"Os arcos vermelhos devem ser geologicamente jovens, porque atravessam características mais antigas, como as crateras de impacto
cratera de impacto
As crateras de impacto são depressões circulares resultantes de colisões entre corpos pequenos (por exemplo cometas, asteróides ou meteoritos) e a superfície de corpos celestes maiores, tais como planetas ou satélites naturais. As crateras de impacto possuem geralmente um bordo levantado, formado pelo material ejectado aquando da colisão.
, mas não sabemos qual a sua idade." disse Paul Helfenstein, cientista da Cassini na Universidade de Cornell, Ithaca, Nova Iorque, que ajudou a planear as observações. "Se as manchas forem apenas camadas finas de cor no solo gelado, a exposição ao ambiente da superfície de Tétis pode apagá-las numa escala de tempo relativamente curta."

A equipa da Cassini está planear realizar, ainda durante este ano, observações de acompanhamento destas caraterísticas, com maior resolução.

"Depois de 11 anos em órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
, a Cassini continua a fazer descobertas surpreendentes", disse Linda Spilker, cientista do projeto Cassini no JPL - Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, Califórnia. "Estamos a planear observar mais atentamente um dos arcos vermelhos de Tétis, em novembro, para ver se podemos desvendar a origem e a composição destas marcas tão fora do comum."

Fonte da notícia: http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=4671