Número inesperado de buracos negros activos num enxame de galáxias

2002-09-25

O enxame de galáxias Abell 2104. Sobreposição duma imagem em raios-X (falsa cor), obtida pelo observatório Chandra (NASA), com uma imagem no óptico, obtida com o telescópio de 6,5m em Las Campanas (Chile). A zona azul central deve-se à emissão de raios-X pelo gás quente proveniente do centro do enxame. As seis galáxias activas estão numeradas, devendo-se a forte actividade em radiação X ao gás e poeira em queda para os respectivos buracos negros centrais. Crédito: NASA e Carnegie Observatories.
Certas galáxias
revelam actividade na região central que não pode ser explicada somente pela actividade estelar. Utiliza-se o termo Núcleo Galáctico Activo (NGA) para designar este tipo de região. Acredita-se que o mecanismo responsável pela actividade no centro destas galáxias são buracos negros
elevadíssima, com valores desde milhões até milhares de milhões de vezes a massa do sol, compactados numa região do tamanho do nosso sistema solar
. Os NGAs alimentam-se de grandes quantidades de gás e poeira, equivalente a várias massas solares
por ano, que vão sendo capturados pelo buraco negro central.

Os enxames de galáxias
contêm entre centenas e milhares de galáxias, frequentemente velhas, vermelhas e elípticas, bem distintas das galáxias azuis, jovens e espirais como a nossa. As galáxias entram nos enxames a velocidades elevadas, perdendo o seu gás interstelar
gás interestelar
O gás interestelar é constituído pelos átomos, moléculas e iões de elementos, ou substâncias, gasosas presentes no meio interestelar.
. Se colidirem com outra galáxia, a interacção provocará um episódio de formação de estrelas
que esgotará o gás que ainda restar. Desprovidas de gás interstelar para formar novas estrelas, as galáxias envelhecem e tornam-se mais vermelhas e o NGA torna-se inactivo devido à falta de gás e poeira.

Levantamentos prévios, realizados com telescópios do domínio do óptico, verficaram que só cerca de 1% das galáxias em enxames têm NGAs. Esta conclusão é agora desafiada por investigadores dos Observatórios de Carnegie em Pasadena (Califórnia, EUA) que combinaram observações de raios-X
, efectuadas no espaço pelo observatório Chandra
), com observações no domínio do visível, realizadas com o telescópio de 6,5m de Las Campanas (Chile). Foram descobertas seis galáxias vermelhas com actividade elevada em raios-X nas 100 galáxias mais brilhantes do enxame Abell 2104. Este resultado eleva assim a cerca de 5% o número de NGAs neste enxame.

O trabalho foi publicado na revista da especialidade Astrophysical Journal Letters, em Setembro de 2002. O grupo de Carnegie já iniciou o estudo de outros enxames de galáxias com o observatório Chandra de forma a verificar se o Abell 2104 é um enxame de galáxias típico. A confirmar-se o resultado para outros enxames, será necessário rever a teoria de evolução dos enxames. Terá de se explicar como é que as galáxias velhas e vermelhas conseguem fazer reviver os NGAs e onde é que se encontra o reservatório de gás e poeira para o alimentar.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/press/02_releases/press_091302.html