O Ano Internacional da Luz na Ilha do Príncipe

2015-06-23

Em cima: alunos do Ensino Básico durante a explicação do que foi comprovado a 29 de Maio de 1919. Em baixo: conferência de Rosa Doran sobre o Ano Internacional da Luz, na Roça Sundy.
O ano de 2015 foi declarado Ano Internacional da Luz, assinalando também os 100 anos da Teoria da Relatividade Geral
Teoria da Relatividade Geral
A Teoria da Relatividade Geral foi formulada por Albert Einstein em 1916 como expansão da Teoria da Relatividade Restrita (formulada em 1905) de forma a incluir o efeito da gravitação no espaço-tempo. Esta teoria propõe que o espaço-tempo é uma estrutura quadri-dimensional cuja curvatura é determinada pela presença de matéria. Neste sentido, a gravitação manifesta-se como curvatura do espaço-tempo, e não como uma força entre duas massas.
de Albert Einstein
Albert Einstein
(1879-1955). Albert Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha. Como físico teórico, revolucionou a nossa compreensão do Universo. A sua contribuição para o avanço da Física Moderna foi única. Doutorou-se em 1905 pela Universidade de Zurique (Suíça), no mesmo ano em que interpretou o efeito fotoeléctrico, o movimento browniano, e lançou a Teoria da Relatividade Restrita. Publicou em 1916 a sua Teoria da Relatividade Geral e foi galardoado com o Prémio Nobel da Física em 1921.
. A ilha do Príncipe foi um dos palcos que contribuiu para, em 1919, validar experimentalmente a referida teoria, marcando um dos mais importantes momentos da sua história.

Para assinalar este evento, a emblemática Roça Sundy, local onde Sir Artur Eddington observou o eclipse solar
eclipse do Sol
Um eclipse do Sol é a ocultação total ou parcial do Sol pela Lua, quando observado da Terra.
que permitiu comprovar, pela primeira vez, a Teoria da Relatividade Geral, voltou a ser o palco das já habituais celebrações do dia 29 de Maio, mas desta vez subordinadas ao tema LUZ. O programa das actividades envolveu a participação de mais de uma centena de alunos dos Ensinos Básico e Secundário durante a manhã.

Para abrilhantar o dia, a cientista convidada, Rosa Doran, presidente do NUCLIO, falou aos presentes sobre A Luz na Astronomia, em particular, sobre a poluição luminosa, tema enquadrado no Ano Internacional da Luz, além de referir os projectos que estão a ser desenvolvidos neste âmbito, um pouco por todo o mundo.

Por ser especialista em buracos negros
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
e este tema estar relacionado com a Teoria da Relatividade Geral, Rosa Doran abordou, de forma tão simples quanto possível, conceitos complexos num café-ciência no restaurante Passô, sessão que culminou com uma observação nocturna junto à baía de Santo António. O mesmo tema voltou a ser alvo de uma experiência com um grupo voluntário de alunos a participar num projecto internacional - Buracos Negros na Minha Escola - coordenado pela mesma investigadora. Entre a familiarização com os conceitos teóricos e o visionamento e discussão do filme Interstellar, os alunos iniciaram uma abordagem ao software Salsa J com o intuito de utilizarem algumas ferramentas de fotometria.

Ao longo da semana, a investigadora contactou com os alunos da Escola Secundária do Príncipe nas diversas sessões de divulgação científica dinamizadas. Foram abordados temas como: Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
, galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
, ciclo de vida das estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
, dia-a-dia dos astronautas na Estação Espacial Internacional, contextualizados na acção humana no planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
Terra. A imensidão do Universo suscitou debates sobre a relatividade do tempo, a possibilidade de outras formas de vida ainda desconhecidas, bem como sobre a relação entre ciência e religião.

Enquanto coordenadora do Galileo Teacher Training Program (GTTP), Rosa Doran dinamizou sessões de formação para professores de Física e Matemática. O projecto europeu Inspiring Science Education foi apresentado aos professores com uma breve introdução sobre a metodologia de aprendizagem por Inquiry e sobre a utilização de ferramentas digitais para o ensino das ciências.

A representação do GTTP no Príncipe teve início em 2013, durante o evento Eclipse 2013: História e Ciência na ilha do Príncipe, e posteriormente foram desenvolvidas formações dirigidas a professores da Escola Secundária do Príncipe em regime presencial e online. Desta feita, a certificação de um Embaixador Galileo e de oito Professores Galileo veio consolidar a participação do Príncipe neste projecto Internacional.