A Estadia



Saturno visto recentemente pela Cassini (acima, imagem tirada a 22 de Março, em baixo em 16 de Maio).
Cassini vai chegar no dia 1 de Julho de 2004. Depois irá efectuar 74 órbitas à volta de Saturno, durante os quatro anos seguintes. Em cada órbita passará perto de um dos satélites de Saturno, para o estudar melhor. Ao longo dos quatro anos, a sua órbita será cada vez mais polar do que equatorial. Assim, poder-se-á estudar as regiões polares do planeta e dos satélites e ver os anéis de cima.

Os objectivos da Cassini são múltiplos, é claro, mas o objectivo principal é o de entender melhor todo o sistema de Saturno, e as implicações sobre como se formou esse sistema e o Sistema Solar.

Os objectivos da Huygens é de descobrir a verdade sobre Titã: a composição da bruma e das nuvens, o aspecto e composição da superfície (será que tem lagos/oceanos líquidos de metano/etano, como alguns cientistas prevêem), a circulação atmosférica, etc.. Se correr tudo bem, provavelmente vai levantar ainda mais perguntas do que responder ! Mas é mesmo assim, e ainda bem, se não os cientistas ficavam no desemprego com uma razão científica: agora estão no desemprego apenas por razões políticas, pelo menos em Portugal !

Se correr tudo como previsto, após quatro anos de missão, a Cassini ainda estará em bom estado e com combustível para continuar. Espera-se uma extensão da missão.

Em breve vai haver muitíssimo mais a dizer sobre Saturno e Titã! Reparem, é a primeira vez que a ESA, através da Huygens e com a ajuda da NASA, vai até o Sistema Solar externo. Há pelo menos três cientistas portugueses a trabalhar sobre assuntos relacionados com Cassini/Huygens, e no futuro haverá lugar para muita mais mãos de obra !